Leia 2X Mais Rápido, Treinando Apenas 10 Minutos Por Dia… Mesmo Que Você Não Tenha o Hábito da Leitura!

Leia 2X Mais Rápido

Introdução

A leitura é uma das mais importantes habilidades das pessoas que desejam realmente obter sucesso em suas vidas, não importando o objetivo: melhores notas na escola/faculdade, aprovação em provas e concursos, se tornar um escritor best-seller, criar o seu próprio negócio etc.

A leitura é necessária e demanda tempo.

E o tempo é o nosso ativo mais valioso, pois é limitado e você não pode simplesmente ‘criá-lo’ quando bem entender.

Você precisa aprender a gerenciar as suas atividades (junto com a sua energia) para aproveitar o tempo de forma mais produtiva.

Neste artigo você aprenderá como ler 2 vezes mais rápido e, com isso, você poderá ‘liberar’ mais tempo para poder se dedicar a outras atividades.

Praticamente todos nós fomos alfabetizados com métodos muito semelhantes.

Em relação à leitura, aprendemos as letras e seus sons, depois aprendemos a formar sílabas e, por fim, formar palavras e frases.

Apesar de muito eficiente como método de alfabetização, a forma como aprendemos a ler (silabicamente / foneticamente) não se mostra muito eficaz no quesito velocidade.

A maioria das pessoas mantém os mesmos métodos de leitura por toda a vida e nunca tem consciência dos vários vícios que podem ser sanados e que acarretarão uma leitura muito mais rápida e eficiente.

Para mudar os hábitos de leitura que trazemos desde a nossa infância é necessário treinar uma nova forma de ler.

As chamadas ‘técnicas de leitura dinâmica’ englobam vários métodos que auxiliam no aumento da velocidade de leitura, sem abrir mão da compreensão e retenção do conteúdo lido.

Grande parte do sucesso da leitura dinâmica decorre da simples eliminação de alguns vícios de leitura que carregamos desde nossa alfabetização.

Qual é a imagem que vem à sua mente quando você pensa em ‘leitura dinâmica’?

Talvez você imagine uma pessoa lendo cada página de um livro em poucos segundos, ou uma pessoa deslizando verticalmente o dedo pelo meio da página enquanto a outra mão troca as páginas num ritmo frenético, ou você imagina aquela pessoa que diz conseguir ler 1.000, 2.000 ou mais palavras por minuto com total compreensão do conteúdo etc.

É preciso deixar claro, desde logo, que algumas ‘façanhas’ são possíveis (apesar de raras) e já foram documentadas em livros especializados.

Talvez você mesmo conheça alguém que possua alguma habilidade ‘diferenciada’ (excepcional) de leitura.

Neste artigo não abordaremos tais métodos.

Os motivos são simples: o fato de não dominarmos tais habilidades (como ensinar algo que não dominamos?) e também porque demandaria muito tempo de treino para ‘tentar’ chegar a algo próximo de tais resultados (sem nenhuma garantia de sucesso também).

Também não pretendemos ludibriar você com promessas milagrosas oferecidas por aí por ‘gooroos’ e vendedores de cursos sobre leitura rápida.

A nossa abordagem será simples, clara e prática, ou seja, somente abordaremos o necessário que você precisa para, pelo menos, conseguir dobrar a sua velocidade de leitura.

Com as técnicas que demonstraremos neste artigo você conseguirá se livrar de alguns hábitos que impedem que você leia com mais velocidade.

Ao terminar a leitura deste artigo você já poderá colocar em prática as simples técnicas que serão apresentadas e já poderá notar um progresso imediato na sua velocidade de leitura.

Continue com a gente e vamos em frente…


Objetivos

Os manuais de leitura dinâmica mencionam que a velocidade média de leitura de um ‘leitor normal’ varia entre 150 a 250 palavras por minuto (‘ppm’ – sigla que será utilizada no decorrer do artigo).

O nosso objetivo com este artigo é ensinar a você um método simples, porém efetivo, para conseguir ler uma média entre 300 e 500 ppm, sempre mantendo a compreensão do conteúdo.

Não adianta ler rápido se você não consegue entender e assimilar o conteúdo.

Quem não compreende não aprende.

Você perderá muito tempo caso precise reler várias vezes o que acabou de ser lido (a releitura é um dos vários vícios de leitura – às vezes ela pode ser útil, mas não a todo momento).

Com uma velocidade média de leitura entre 300 e 500 ppm você dará o primeiro passo para revolucionar a forma como estuda (aprende) e assimila conteúdo de fontes escritas.

Acredite, pois isso é possível e não é uma meta difícil de ser alcançada: você só precisará de 10 minutos de treino por dia.

Neste ponto, inclusive, fazemos uma recomendação muito importanteadquirir o hábito de ler todos os dias.

Comece devagar, com apenas 10 minutos (inclusive para colocar em prática o que você vai aprender), e depois aumente gradativamente à medida que você for se acostumando.

O simples fato de ler diariamente já influenciará de forma positiva a sua velocidade de leitura – motivos:

  • Exercitará os seus olhos e o seu cérebro
  • Ajudará no desenvolvimento da sua concentração
  • Ajudará a aumentar o seu vocabulário (o que é imprescindível para que você leia mais rápido)
  • Desenvolverá um novo hábito de leitura diária

Como você pode perceber são vários os benefícios que decorrem desse simples e saudável hábito.

Outro ponto importante é a necessidade de você aplicar o que você aprenderá neste artigo.

O maior erro que você pode cometer é ter o passo a passo disponível e não fazer nada.

Você precisa modificar um hábito antigo de leitura por uma nova forma de ler, mais rápida e mais efetiva.

Sem praticar você não notará nenhuma mudança de hábito.

Assim, a cada dica que for apresentada no artigo, separe um pequeno bloco de tempo para aplicá-la.

Não precisa ser perfeito, mas precisa ser feito com dedicação.


O Que Você Pode Esperar (Realmente)


“Mas só vou conseguir ler entre 300 e 500 ppm?”
, você pode estar se perguntando.

Essa é uma meta que entendemos que praticamente qualquer pessoa pode alcançar se realmente colocar em prática os ensinamentos contidos neste artigo (já testamos com várias pessoas e o resultado foi positivo em todos os casos).

Se a média normal de velocidade de leitura varia entre de 150 a 250 ppm, o fato de você ler entre 300 e 500 ppm dobrará (2X) tal média. Isso é um ótimo parâmetro para se começar.

Você pode achar que é pouco, pois está cansado de ver cursos (on-line e off-line) prometendo ‘milagres’ como ler 1.000, 2.000 ou até mais palavras por minuto e com a total compreensão do texto lido.

A realidade é muito diversa e a esmagadora maioria das pessoas nunca conseguirá alcançar tais níveis de leitura (não com uma compreensão mínima satisfatória).

O nosso objetivo, mais modesto e muito mais fácil de ser atingido, é fornecer dicas e técnicas simples que qualquer leitor pode aplicar de imediato para conseguir dobrar (2X) a sua velocidade de leitura.

Imagine por um momento os benefícios que isso trará.

Quanto tempo a mais você terá para raciocinar sobre as questões de suas provas de escola / faculdade / concursos públicos?

Ou para se dedicar ao estudo de outros temas ou para fazer alguma outra atividade?

Quantos livros a mais você poderá ler por ano? (Confira nosso artigo onde fornecemos informações, estratégias e dicas de como você pode ler um livro por semana – clique aqui.)

Consegue imaginar como será muito mais fácil e rápido para você se manter atualizado, tanto em sua vida pessoal quanto em sua vida estudantil ou profissional?

É isso que queremos que você consiga após aplicar os conhecimentos deste artigo.

E é exatamente isso que você conseguirá ao aplicar os ensinamentos que você verá logo abaixo.


Nossas Limitações

As características dos nossos olhos e do nosso sistema nervoso impõem limitações físicas para a chamada ‘leitura dinâmica’.

Como veremos mais abaixo, durante a leitura os nossos olhos não deslizam continuamente por cada uma das linhas de palavras de um texto.

Os nossos olhos fazem uma sequência de saltos ou paradas oculares em cada linha de texto que é lida.

Alguns fatos muito importantes relacionados à leitura dinâmica precisam ser mencionados:

O número máximo de paradas oculares que o olho pode fazer é de 300 por minuto. (Este tema será analisado em detalhes mais abaixo, não se preocupe.)

A distância entre cada parada ocular é de poucos centímetros, o que possibilita a visão e compreensão de 2 ou 3 palavras, no máximo (isso varia de acordo com o tamanho das palavras e de como você utiliza a sua visão periférica de forma inteligente).

Assim, especialistas costumam calcular que a maior velocidade de leitura possível, com total compreensão, seria de, no máximo, 900 palavras por minuto.

Pelas razões acima é que você deve analisar com cuidado as várias promessas encontradas por aí na internet ou no mundo off-line.

Há vários ‘gooroos‘ da leitura dinâmica’ tentando iludir as pessoas com promessas milagrosas (algumas custando centenas ou até milhares de reais).

O que estamos propondo aqui é uma abordagem prática, simples e que será capaz de gerar resultados para praticamente qualquer leitor mediano, mesmo que não esteja com o hábito da leitura em dia.

Voltamos a frisar a recomendação que fizemos acima para que você adote o hábito da leitura diária, inclusive para poder treinar o que você vai aprender neste artigo.

Ao adquirir mais velocidade em sua leitura a sua motivação aumentará e será mais fácil cultivar o hábito de ler com mais frequência.

Você só tem a ganhar com isso!


Sua Situação Atual

Antes de começar você precisa saber qual é a ‘sua‘ velocidade de leitura atual.

Somente assim você poderá verificar o seu progresso e continuar motivado para continuar o treinamento.

Como calcular a sua velocidade de leitura em palavras por minuto (ppm) – siga os passos abaixo:

  • Selecione um texto para fazer o cálculo médio do número de ppm.
  • Tenha um cronômetro em mãos para marcar o tempo de leitura.
  • Inicie a contagem do tempo e leia normalmente (como você está acostumado) durante 1 minuto.
  • Quando o tempo acabar some o número de linhas do texto que você leu.
  • Depois, escolha uma linha completa de texto (contém palavras do início ao fim da linha) e some o número de palavras (isso fornecerá uma média de palavras por linha).
  • Por fim, multiplique o número de linhas lidas pelo número de palavras de uma linha completa de texto.

Exemplo hipotético:

  • Tempo de leitura: 1 minuto
  • Número de linhas lidas = 20
  • Número médio de palavras em uma linha inteira = 10
  • PPM (palavras por minuto) = 20 X 10 = 200

Só para você ter uma ideia do ganho de velocidade possível, considerando o exemplo acima, a cada linha a mais que você conseguir ler você aumentará em média 10 palavras por minuto.

Com as técnicas que mostraremos abaixo você conseguirá ler cada linha com uma velocidade bem maior do que está acostumado.

Para auxiliar no registro do seu progresso, faça o download e imprima o ‘Relatório de Acompanhamento’ que criamos para você utilizar em seus treinos diários:

Relatório Acompanhamento - Ler 2X Mais Rápido



Uma Simples e Efetiva Técnica de 4 Passos

Chegamos à parte prática do artigo.

Importante: sempre que alguma técnica for apresentada, pratique-a.

Somente assim você obterá resultados.

E mais, sempre tenha em mãos os seus números iniciais para poder fazer uma comparação e verificar como você está evoluindo no treinamento.

São apenas 4 simples passos que você deve seguir:

1º – Guia visual

2º – Redução do campo do guia visual

3º – Diminuição das paradas oculares por linha

4º – Prática imediata em alta velocidade

Antes de iniciar o procedimento, recomendamos que você sempre faça uma pré-leitura do texto que será lido.

Não precisa ler todo o texto, apenas os títulos, subtítulos, veja também as imagens, gráficos, legendas de fotos, itens destacados (negrito, itálico, sublinhado) etc.

Utilize a primeira fase do Método SQ3R (clique aqui), a fase de pesquisa (‘survey’ – ou ‘scan / skim’ para alguns), para esse primeiro contato com o texto antes de praticar a leitura rápida.

Após ‘aquecer’ o seu cérebro com essa pré-leitura você já pode iniciar os passos necessários para desenvolver a sua velocidade de leitura.

1º Passo – GUIA VISUAL

Consiste em usar um guia visual para direcionar a sua leitura, aumentando a velocidade de forma gradativa.

O guia visual (regulador de leitura, direcionador ou pointer) pode ser um lápis, uma caneta, o seu próprio dedo (ou dedos), o cursor do mouse (para leitura de arquivos digitais) etc.

Exemplos de guias visuais para ler 2x mais rápido

Veja os benefícios de se usar um guia visual durante a leitura:

  • Obriga os olhos a se concentrarem em uma linha ou grupo de palavras.
  • Naturalmente estimula a concentração.
  • Obriga os olhos a se moverem em um determinado padrão, seguindo a linha e descendo a página conforme você movimenta o guia.
  • Orienta os olhos a se fixarem no lugar correto e a encontrarem a próxima linha com precisão.
  • Envolve outras partes do corpo no processo de leitura, mantendo o leitor mais atento e concentrado.
  • Leva em conta o fenômeno humano de que os nossos olhos naturalmente seguem o que se movimenta (exemplo: se você estiver sentado em uma sala com janelas, qualquer coisa que passar pela janela vai atrair os seus olhos e a sua atenção). Assim, ao usar o guia durante a leitura, naturalmente nossos olhos procurarão acompanhar o movimento.
  • Evita a regressão feita a todo momento, que é a tendência de reler trechos que acabaram de ser lidos.
  • Em última análise, ele permite que você leia com velocidade!

Como você deve praticar

Trata-se de uma técnica muito fácil de praticar e que possui benefícios praticamente instantâneos.

Basta utilizar o guia visual para percorrer linha a linha o texto que você deseja ler.

Siga os passos abaixo:

(A) Posicione o guia visual no início da linha e na região logo abaixo da mesma:

Primeiro passo para usar o guia visual

(B) Inicie o movimento do guia à medida em que você lê o texto na velocidade que seja mais confortável para você.

Comece lentamente e aumente a velocidade gradativamente até um ritmo que permita a leitura rápida e com total compreensão.

Segundo passo para usar o guia visual na leitura rápida

 

Lembre-se: inicie lentamente e depois tente seguir cada linha de texto com uma velocidade (e ritmo) que seja mais rápida do que você está acostumado a ler.

Somente com o uso do guia você já perceberá um aumento da sua velocidade de leitura e também da sua concentração, pois o seu cérebro terá menos tempo para ‘divagar’ durante a prática.

Neste primeiro momento utilizando o guia você deve dar atenção às palavras, não ao guia – este somente direcionará a sua leitura de forma mais rápida, sem pausas e sem regressões.

(C) Ao chegar ao final de uma linha, posicione o guia visual na posição correta na próxima linha (movimento de ‘Z’ – confira a imagem abaixo).

Movimento de Z com o guia visual

Repita o processo até o final do texto.

(D) Uma dica extra: em nossa prática com o guia visual (usando o dedo como guia e lendo livros ou textos impressos) nós notamos que o fato de manter o dedo ‘quase encostado’ no texto, ou seja, sem tocar o texto (o livro, o papel), facilita e aumenta ainda mais a velocidade (com compreensão) da leitura.

Essa forma de usar o guia visual também será útil no caso de leituras em dispositivos digitais (tablets, iPads, Kindle e celulares), sem que você fique trocando as páginas sempre que passar o dedo tocando o dispositivo.

Faça o teste você também: use o guia visual com o dedo deslizando sobre o papel, tocando a superfície da página; depois teste com o guia (dedo) levemente acima do papel, sem tocar a página.

(E) Diminua a velocidade do guia sempre que encontrar alguma parte mais complexa no texto.

O importante é manter um ritmo, mesmo que variável.

Aumente ou diminua a velocidade do guia visual de acordo com a sua própria necessidade de compreensão (mas lembre-se de se forçar a ler mais rápido ao usar o guia).

Geralmente, quando lemos algo a respeito da ‘velocidade de leitura’, nós somos induzidos a acreditar que existem somente 2 ‘graus’ ou ‘níveis’ de velocidade: lenta e rápida.

O que realmente importa é manter um ritmo, mesmo que em alguns momentos você precise diminuir a velocidade.

Frise este ponto: ‘leitura dinâmica’ não significa que você deve necessariamente ler com velocidade rápida durante todo o texto.

É importante sempre considerar os pontos abaixo quando você praticar a leitura rápida:

  • Entenda como e quando aumentar ou diminuir a velocidade.
  • Leia com uma velocidade compatível com a complexidade do material.
  • Adapte-se ao estilo do autor do texto.
  • Seja um leitor flexível.

Pratique a leitura utilizando o guia visual por 2 minutos e depois passe para a fase seguinte.

Antes de continuar, refaça o teste da sua velocidade de leitura, mas agora utilizando o guia visual.

Praticamente todas as pessoas já verificam um aumento na velocidade de leitura apenas com o uso do guia.

2º Passo – REDUÇÃO DO CAMPO DO GUIA VISUAL

Após assimilar a técnica e o uso do guia visual (bem simples, não é mesmo?) é hora de você dar o passo seguinte, ainda relacionado ao uso do guia.

A segunda fase do método consiste na modificação do alcance do guia visual.

Explicamos: dissemos que você deve seguir linha a linha com o guia visual, ou seja, do início da linha até o seu final e assim por diante, em sequência, por todo o texto.

Agora, no 2º passo, você deve diminuir o trajeto do guia, ou seja, iniciar com o guia alguns centímetros a partir do início da linha e seguir até faltarem alguns centímetros para terminá-la; então passar à linha seguinte e assim sucessivamente (utilizando o mesmo movimento de ‘Z’ mostrado acima, mas com o trajeto do guia reduzido).

Confira na imagem abaixo:

Uso do guia visual reduzido durante a leitura rápida

Dica: para não sentir um ‘desconforto’ ao praticar a técnica acima, recomendamos que você inicie a prática com o guia visual no máximo na segunda palavra da linha e termine na penúltima palavra (no máximo).

Ao eliminar ‘alguns (poucos) centímetros’ no início e no fim de cada uma das linhas, você notará mais um aumento em sua velocidade de leitura.

Observação importante: não há necessidade de tentar cada vez mais eliminar palavras no início e no fim das linhas, diminuindo ao máximo o trajeto do guia.

Pequenas modificações no trajeto do guia já causarão um impacto positivo.

E o mais importante: não afetará a sua compreensão se for feito da forma recomendada, pois você ainda sim conseguirá ‘ler’ todas as palavras do texto.

O objetivo é ganhar velocidade na leitura sem comprometer a compreensão do conteúdo lido.

Treine por 3 minutos seguidos a redução do guia visual e depois siga para o passo seguinte.


3º Passo –  DIMINUIÇÃO DAS PARADAS OCULARES POR LINHA

Uma parada ocular (ou fixação ocular) ocorre com o direcionamento da nossa visão para uma determinada letra, sílaba, palavra ou região do texto.

É o foco em determinado ponto do texto.

O seu sucesso como ‘leitor rápido’ depende diretamente da sua habilidade de aproveitar a sua visão periférica, o que permitirá que você consiga ler as palavras com menos paradas oculares.

E aqui não estamos querendo dizer que você lerá utilizando ‘apenas’ a sua visão periférica, mas sim que você deve tirar proveito dela para poder fazer menos paradas oculares.

Com as dicas abaixo você aprenderá como diminuir o número de paradas oculares durante a sua leitura.

No primeiro passo do método nós enfatizamos a necessidade de você usar o guia visual e focar nas palavras, não diretamente no próprio guia visual.

Agora, como você já conhece e domina o uso do guia, a recomendação é que você fixe os olhos na região do topo (ou ligeiramente acima) das palavras da linha.

Ou seja, com o guia visual percorrendo a linha de palavras (logo abaixo da linha), direcione os seus olhos (a sua vista) para a região logo acima das palavras.

Nosso cérebro não precisa ‘ver’ a palavra inteira para compreendê-la – apenas fixando a visão no topo das palavras será possível ler o texto.

Faça um teste rápido: você consegue ler a frase abaixo?

Guia visual leitura pelo topo das palavras

A frase acima – somente com o topo das palavras – apenas serviu como exemplo, pois é óbvio que você sempre terá o texto por completo para ler.

Ao usar a sua visão periférica (sem as ‘mágicas’ prometidas pelos ‘gooroos’) você será capaz de assimilar a palavra por inteiro, mesmo sem focar a sua atenção especificamente em cada uma das letras ou sílabas, o que fará a sua leitura fluir com mais velocidade.

Ainda em dúvida sobre onde você deve direcionar a sua visão durante a leitura?

Onde direcionar a vista durante a leitura

Quando estamos lendo um texto o movimento dos nossos olhos não é uma linha contínua, mas uma sequência de fixações (paradas) oculares, que ocorrem com saltos pela linha.

Leia a frase abaixo e tente perceber (conscientemente) como os seus olhos fazem ‘saltos’ durante a leitura:

Percepção consciente das paradas oculares

Caso não tenha conseguido perceber faça outro pequeno teste rápido: feche um dos olhos e coloque o dedo indicador sobre sua pálpebra. Agora releia a frase acima com o outro olho. Você notará tanto o ‘movimento’ dos olhos como também a variação de tempo de cada uma das fixações oculares (geralmente de 0,25 a 0,5 segundos).

Se você ainda mantém os mesmos métodos de leitura de quando foi alfabetizado, muito provavelmente a sua leitura é ‘silábica’, ou seja, você faz uma fixação ocular em cada sílaba das palavras. O seu foco durante a leitura é nas sílabas (ou palavras bem curtas), e não na região logo acima das palavras – isso limita em muito a sua velocidade de leitura.

Exemplo de leitura silábica

(cada ponto vermelho representa uma fixação ocular)

Na leitura ‘comum’ as fixações oculares recaem sobre as letras, sílabas ou sobre palavras curtas, neutralizando por completo a nossa visão periférica. Com isso, apenas o ponto-alvo é percebido, acarretando uma leitura muito mais lenta.

Ao posicionar seus olhos na região logo acima (no topo) das palavras você será capaz de assimilar mais letras e sílabas a cada fixação ocular (você utilizará mais a sua visão periférica).

Como você pode observar, o que se propõe é que você ‘aproveite’ a sua visão periférica para ler mais rápido – não defendemos a ‘leitura direta pela visão periférica’.

Leitura pelo topo das palavras

Teste rápido: leia a frase acima fixando seus olhos na região entre os pontos vermelhos e as palavras.

Você consegue reparar que não há necessidade de ler sílaba por sílaba?

Temos que frisar este ponto, pois ele é muito importante para o seu sucesso como ‘leitor rápido’: mantenha os olhos na região logo acima das palavras (no topo das palavras), o que naturalmente fará diminuir o número de paradas oculares por linha.

Quanto menos paradas oculares você fizer em cada linha mais palavras serão percebidas e assimiladas e, com isso, a sua velocidade de leitura aumentará consideravelmente.

Não há necessidade de você ler sílaba por sílaba – a velocidade do guia visual permitirá que você elimine esse vício, mas desde que você saiba onde direcionar os seus olhos.

Nem sempre você fará apenas uma parada ocular por palavra.

Haverá casos em que será preciso fazer mais de uma parada ocular por palavra – exemplos:

  • palavras longas
  • expressões ou palavras desconhecidas
  • palavras estrangeiras
  • partes mais complexas do texto quando você diminui a velocidade da leitura etc.

Há duas formas para você treinar essa diminuição das paradas oculares:

A) Você pode limitar as paradas oculares apenas ‘mentalmente’ enquanto lê o texto – forma mais simples de treinar.

B) Você pode fazer marcações no texto a ser lido, de forma a orientar os pontos onde você deverá fazer cada uma das paradas oculares – e, no caso, as paradas oculares nem sempre recairão sobre as palavras individualmente.

Basta usar uma régua e riscar algumas linhas com um lápis no texto a ser lido (faça marcações leves e somente em materiais que sejam de sua propriedade).

Em cada linha você deve fazer a parada ocular somente onde a linha está passando (o uso do guia visual pode ou não ser utilizado quando se está treinando desta forma).

Na imagem abaixo você pode ver como as marcações podem ser feitas (o número de marcações fica a seu critério):

Exemplo de marcação em livro


Dica extra
para quem pretende treinar a velocidade de leitura utilizando dispositivos digitais (Kindle, tablets, celulares etc): utilize elásticos finos (‘gominhas’) como marcadores para treinar suas paradas oculares.

Exemplo com Tablet e gominhas

(Samsung Galaxy Note 8 polegadas)

. . .

Exemplo marcação Kindle

(Kindle Paperwhite 6 polegadas)

O simples fato de você reduzir pela metade o número de paradas oculares já acarretará, no mínimo, a duplicação da sua velocidade de leitura.

Observe quantas paradas oculares em média você normalmente faz em cada linha de texto e depois utilize as dicas acima para tentar fazer somente a metade – tenha isso como uma meta a ser atingida.

A forma mais simples e fácil de você já começar a aplicar a técnica da diminuição das paradas oculares é tentar fazer apenas uma parada ocular por palavra. 

Considerando que você deixará de ler ‘silabicamente’, isso já será um grande avanço em sua busca por uma maior velocidade de leitura.

Importante: Como utilizar a visão periférica sem se enganar (e sem ser ludibriado pelos ‘gooroos‘ que divulgam suas ‘promessas milagrosas’):

O que vários ‘especialistas em vendas‘ de cursos de leitura rápida falarão é que você precisa diminuir ao máximo o número de paradas oculares por linha.

Alguns dirão que você deve fazer 3 paradas oculares (início, meio e fim da linha), outros defenderão somente 2 paradas (início e final da linha) e outros dirão que o ideal é você fazer somente 1 parada por linha. E não nos esqueçamos daqueles que defendem uma parada ocular ‘por página’ de texto. E não, não são piadas…

Você precisa definir qual é o seu objetivo ao querer ler mais rápido – participar de campeonatos de leitura dinâmica ou acelerar a velocidade dos seus estudos sem se prejudicar com isso?

Em regra, à medida em que você diminui as paradas oculares e passa a fazer saltos maiores em cada linha de texto, as chances de a sua compreensão diminuir também serão maiores.

Os seus olhos podem até ‘enxergar’ as palavras com a sua visão periférica, mas o tempo necessário para que elas sejam assimiladas e compreendidas pelo seu cérebro não ocorrerá na mesma velocidade dos saltos.

Assim, mesmo que você consiga ‘ver’ mais de 900 palavras por minuto, muitas informações poderão não ser processadas de forma correta pelo seu cérebro.

E qual será a vantagem de você ler rápido se você precisar reler o texto várias outras vezes para conseguir compreender o conteúdo?

Pratique o 3º passo por 2 minutos e depois siga para o passo final.

4º Passo – PRÁTICA IMEDIATA EM ALTA VELOCIDADE

Como etapa final do método para duplicar a sua velocidade de leitura você simplesmente deve praticar todos os passos anteriores por 3 minutos, mas em uma velocidade superior à que você estava acostumado a ler.

Lembre-se de sempre iniciar com a pré-leitura do material.

Depois aplique o que você aprendeu: o correto uso do guia visual, a redução do campo do guia e onde posicionar seus olhos para ler com mais eficiência, fazendo menos paradas oculares.

Como sempre gostamos de frisar, sem a prática e o treino muito provavelmente o método de leitura que você segue desde a sua infância prevalecerá sobre o que você está aprendendo neste artigo.

Muitas pessoas usam somente os passos 1 e 3, ou seja, o guia visual e as dicas de como reduzir as paradas oculares, para conseguir dobrar a velocidade de leitura inicial.

É possível que ocorra alguma perda de compreensão nas primeiras vezes que você praticar em alta velocidade. Não se preocupe, pois isso é completamente normal.

Por isso recomendamos que, neste 4º passo, você pratique em uma velocidade maior do que de costume, mas sem prejudicar a sua compreensão. Isso permitirá que você encontre a sua nova velocidade confortável de leitura.

Mantenha o treinamento diário (10 minutos, no mínimo) que em pouco tempo você estará adaptado à velocidade mais rápida que seja a ideal para você (geralmente o dobro da sua velocidade de leitura anterior) e que, mais importante, não prejudicará a compreensão do texto lido.


Conclusão e Dicas Finais

Agora você conhece as estratégias necessárias para ler duas vezes mais rápido (no mínimo) do que você conseguia antes de ler este artigo.

Como sugerimos anteriormente, para que você obtenha resultados positivos com as técnicas deste artigo, é muito importante que você pratique tudo o que você aprendeu.

O treinamento é rápido e as simples técnicas podem ser aplicadas de imediato.

Os resultados são praticamente instantâneos quando você domina os passos que foram ensinados.

Lembre-se de tentar manter um ritmo, mesmo que em alguns momentos você precise diminuir a velocidade.

Recomendamos que você pratique o método por um período mínimo de 20 a 30 dias.

Ao final desse prazo você conseguirá adquirir 2 novos hábitos ao mesmo tempo: ler diariamente e ler mais rápido.

Quanto mais você praticar, mais fácil será para você ler grandes quantidades de texto sem precisar diminuir o ritmo.

Dica extra: não leia por longos períodos de tempo sem fazer pequenas pausas estratégicas.

Utilize a Técnica Pomodoro (clique aqui para ler um artigo completo sobre o tema e ganhar um mapa mental esquematizado da técnica) e seja mais produtivo durante seus estudos e suas leituras.

Mas eu não tenho o hábito de ler nada!”, você pode estar pensando neste momento.

Se for o seu caso, não se preocupe, é muito fácil resolver isso! imind banner

Em primeiro lugar, tenha em mente que se você chegou até aqui já é um ótimo sinal!

Isso demonstra que você está decidido a desenvolver uma nova habilidade para o seu desenvolvimento pessoal.

Você está decidido a melhorar a sua velocidade de leitura, mesmo que ainda não tenha o hábito de ler.

Parece contraditório?

Mas não é, pois se você iniciar a prática da leitura e utilizar o que você aprendeu neste artigo, além de começar a ler, você também começará da forma mais efetiva e rápida.

Em outras palavras, você começa e já tem o incentivo de notar que mesmo com pouca prática a sua leitura já fluirá muito melhor.

O que você precisa fazer agora é focar em ‘começar’ e colocar em prática tudo o que você aprendeu.

Não espere mais, não desperdice o seu tempo – comece hoje mesmo e você será grato a você mesmo no futuro.

Não precisa ser de uma forma apressada.

Para começar basta que você selecione aquele livro que sempre teve vontade de ler e que está esquecido em sua estante.

Comece devagar, com objetivos simples de serem alcançados.

Por exemplo, inicie com somente 10 minutos de leitura por dia.

Isso mesmo, somente 10 minutos (e procure aplicar as técnicas que você acabou de aprender neste artigo).

Com muito pouco tempo (pode ter certeza disso) você verá que esse tempo é muito curto para o que você deseja ler e assimilar.

E mais, com somente esses 10 minutos diários, e com as técnicas que você acabou de aprender, você será capaz de ler mais de um livro por mês (tranquilamente).

Pode parecer pouco para alguns, mas se você não lia nenhum livro ou lia muito pouco, a satisfação que você terá será muito grande.

Para aprender uma estratégia simples de como começar algo novo em sua vida, seja nos estudos ou em outras atividades, você pode usar a Técnica dos 3P’s (clique aqui para ler o artigo).

O que você aprendeu neste artigo com certeza aumentará a sua velocidade de leitura (se for colocado em prática, evidentemente).

Com a ‘avalanche de informações’ a que estamos sujeitos nos dias de hoje possuir a habilidade de ler mais rápido será um enorme diferencial para você.

O ato de ler mais rápido é “apenas o primeiro passo” para que você revolucione a forma como você aprende.

Para um maior aprofundamento em técnicas práticas de leitura e assimilação de conteúdo, recomendamos que você conheça ainda hoje o nosso livro “Reaprenda a Ler – Mais Rápido, Melhor e Com Mais Eficiência” (NOTA: atualmente o livro está em processo de revisão e atualização. Cadastre-se no site para se manter atualizado).

Espero que o conteúdo deste artigo seja útil para te ajudar a alcançar os seus objetivos.

E-BOOK GRATUITO

Você gostaria de receber o conteúdo deste artigo em formato de e-book?

É simples: informe abaixo em qual e-mail você deseja receber o e-book, leia e confirme que você concorda com as Políticas de Privacidade e com os Termos de Uso do site e clique para receber o e-book.

eBook Gratuito - Leia 2X Mais Rápido - EstudoEsquematizado.com.br

    Caso você tenha alguma dúvida, crítica, sugestão ou queira enviar o seu depoimento sobre os resultados obtidos com a aplicação das dicas deste artigo, basta enviar a sua mensagem na seção de comentários logo abaixo.

    Sinta-se livre para compartilhar este conteúdo com as pessoas que você entender que serão beneficiadas com esse conhecimento.

    Cuide-se por aí e tenha um ótimo aprendizado… com leituras mais rápidas e eficientes!

    (*) Após testes com mais algumas dezenas de pessoas, atualizamos os números para 300 a 500 ppm.


    Confira também
    :

    [Como Ler Melhor] 10 Dicas Para Você Aumentar A Compreensão Durante A Leitura E Conseguir Entender E Absorver Muito Mais Conteúdo

    Como Estudar Com Foco Total: Aprenda 6 Estratégias + 3 Exercícios Para Você Aumentar O Foco e a Concentração Enquanto Estuda

    Método SQ3R – Tudo O Que Você Precisa Saber Para Fazer Um Estudo Mais Eficaz E Uma Leitura Mais Ativa e Otimizada (Bônus: Mapa Mental)

    Técnica Pomodoro – O Guia Absolutamente Completo e Esquematizado Para Você Turbinar A Sua Produtividade (Bônus: Mapa Mental)

    Mapa Mental: Guia Didático & Esquematizado Sobre Como Criar Mapas Mentais E Utilizar O Máximo Potencial Do Seu Cérebro [Grátis: E-book]

    Técnica dos 3P’s – Como Começar Algo Novo Em Qualquer Área Da Sua Vida E Atingir Os Objetivos Que Você Deseja

    Como Ler 1 Livro Por Semana – Dicas e Estratégias Simples Para Você Começar Ainda Hoje!

     

    7 comentários em “Leia 2X Mais Rápido, Treinando Apenas 10 Minutos Por Dia… Mesmo Que Você Não Tenha o Hábito da Leitura!”

    Your email address will not be published. Required fields are marked with *.

      • Eu li com minha filha de 10 anos, foi nota mil, ela toda empolgada! Obrigada mesmo !!!

        Responder
    1. Estou de “queixo caído” com os conteúdos. Comecei fazendo uma pesquisa para melhorar retenção das minha leituras e acabei caindo num artigo de vocês e, estou encantado com o que estou aprendendo.
      Parabéns

      Responder
    2. Muito legal, gostei!!!
      Só fiquei com uma dúvida. Os 10 min diário seria os 4 passos com o tempo separado para cada um ou os passos anteriores tudo junto por 10 min?

      Responder
      • Ei, Evelyn!
        Obrigado por enviar o seu comentário.
        O tempo de 10 minutos seria o mínimo para você começar a praticar o passo a passo.
        Caso você tenha mais tempo disponível, basta dobrar o tempo de treino de cada passo — o seu progresso será ainda mais rápido.
        E, se quiser, após apenas 10 minutos aplicando o passo a passo você pode praticar ‘tudo junto’ pelo tempo que você tiver disponível.
        Confira o artigo sobre a técnica pomodoro para você organizar seus treinos de leitura rápida em um pomodoro diário (inicialmente).
        Qualquer dúvida é só entrar em contato.

        Responder

    Deixe um comentário

    Conteúdo Protegido. Entre em contato com o proprietário do site.