[Revelado] O Melhor Tipo de Exercício para o Seu Cérebro (de acordo com estudos científicos)

O melhor exercício para o cérebro - EstudoEsquematizado.com.br

Você gostaria de aprender uma maneira totalmente natural para melhorar a sua memória (e também o seu humor) e ainda proteger o seu cérebro dos eventuais declínios cognitivos relacionados com o aumento da sua idade?

Se você respondeu ‘sim’, ótimo!

Continue lendo o artigo para verificar os resultados obtidos em vários estudos científicos e descubra como pequenas alterações em seu estilo de vida podem te ajudar a ter um cérebro mais saudável.

Voltando à pergunta inicial, a resposta não poderia ser mais simples:

Praticar exercícios com regularidade

Como sugerem alguns estudos (1) publicados recentemente (confira a lista ao final deste artigo), qualquer tipo de exercício que tenha o potencial de aumentar a sua frequência cardíaca e que exija que você se mova e transpire por um determinado período de tempo – ou seja, a prática de exercícios aeróbicos (2) – possui um impacto extremamente benéfico para o seu cérebro.

De acordo com os autores de um recente artigo publicado no blog ‘Mind and Mood’, da Harvard Medical School, o exercício aeróbico é muito importante tanto para a sua mente / cérebro quanto para o seu coração.

Alguns dos benefícios (por exemplo: a melhora do seu humor) podem ser notados quase imediatamente ao início da prática do exercício físico – imagine um passeio de bicicleta com um esforço moderado, capaz de fazer você suar.

Outros benefícios, no entanto, podem demorar algumas poucas semanas para surgir, a exemplo do desenvolvimento da sua memória.

E como você pode aproveitar tais informações para melhorar, ao mesmo tempo, a sua condição física e mental?

Exercícios para o cérebro EstudoEsquematizado.com.br

.

O que os estudos sugerem é que os melhores exercícios para sua mente são os exercícios aeróbicos que você possa praticar com regularidade e que tenham a duração de pelo menos 45 minutos por sessão.

É um tipo de exercício que você pode adicionar à sua rotina diária sem maiores problemas. Basta que você reserve uma pequena parte do seu dia para fazer uma caminhada rápida ou uma corrida mais leve.

IMPORTANTE: sempre procure um médico para avaliar a sua condição física e o seu estado de saúde antes de iniciar a prática de qualquer atividade física.

Em um outro estudo com pessoas que sofriam de depressão severa, descobriu-se que a prática da caminhada em uma esteira, por apenas 30 minutos e durante 10 dias consecutivos foi suficiente para produzir uma redução relevante (e também estatisticamente significativa) dos efeitos da depressão.

Deve-se observar que, mesmo nos casos de pessoas que não sofrem de nenhum grau de depressão, a prática de exercícios aeróbicos também auxilia na diminuição do estresse.

Pesquisas indicam que os exercícios físicos são muito eficazes para reduzir os níveis de hormônios do estresse naturalmente produzidos pelo nosso corpo.

Se você tem mais de 50 anos, um estudo publicado há alguns meses no British Journal of Sports Medicine sugere que os melhores resultados decorrem da combinação de exercícios aeróbicos (+) exercícios de resistência, com intensidade moderada e praticados, se possível, todos os dias da semana.

Alguns dos exercícios você pode fazer em sua própria casa e sem precisar de nenhum equipamento especial – como, por exemplo, os treinos conhecidos como HIIT (high-intensity interval training).(3)

Os estudos também verificaram que, no caso de pessoas com idades entre 60 a 88 anos, praticar caminhadas pelo período de 30 minutos, ao menos por quatro dias por semana, durante 3 meses (12 semanas), pareceu revigorar a conectividade em uma área do cérebro onde conexões debilitadas foram associadas com a perda de memória.

De acordo com os pesquisadores, ainda não se sabem os motivos pelos quais esse tipo de atividade (exercício físico) parece proporcionar um ‘impulso’ ao cérebro, mas os estudos sugerem que isso está relacionado com o aumento do fluxo sanguíneo, propiciando ao cérebro uma maior oxigenação e, por consequência, mais energia.

Outra explicação para este aumento da nossa capacidade mental quando praticamos exercícios é que o hipocampo, uma parte do cérebro fundamental para a aprendizagem e a memória, fica extremamente ativo durante a prática dos exercícios aeróbicos.

Quando os neurônios do hipocampo se desenvolvem, as pesquisas mostram que a nossa função cognitiva melhora. Por exemplo, estudos em camundongos revelaram que a prática da ‘corrida’ melhora a aprendizagem espacial.

Importante destacar que existem estudos que concluíram que os alunos que se exercitam com frequência possuem resultados melhores nas provas se comparados a alunos que não praticam atividade física. (4)

Outros trabalhos recentes indicam que o exercício aeróbico realmente pode reverter o encolhimento do hipocampo, que ocorre naturalmente com a idade e, consequentemente, aumentar a memória em adultos mais velhos. (5)

A recomendação dos cientistas que lideraram as pesquisas é que, se você é uma pessoa com boa saúde e com mais de 50 anos, o ideal seria que você praticasse de 45 minutos a 1 hora de exercício aeróbico com uma certa regularidade (se possível em todos os dias da semana).

E se você tem menos de 50 anos?

Isso significa que você deveria apenas se preocupar com sua saúde mental a partir de determinada idade?

É claro que não.

Os simples efeitos benéficos imediatos da prática do exercício físico já deveriam ser motivadores suficientes para que você começasse a esquematizar seus dias para poder se exercitar com regularidade.

Confira na imagem abaixo apenas alguns benefícios decorrentes da prática moderada da corrida (ou de uma caminhada rápida):

Benefícios da corrida para o seu cérebro - EstudoEsquematizado.com.br

O objetivo aqui não é listar os vários benefícios que os exercícios físicos podem fazer por você e sua saúde em geral, pois o artigo refere-se à influência direta da prática de exercícios aeróbicos em seu cérebro.

O que queremos que você reflita é sobre o seu estilo de vida enquanto estudante efetivo, pois é clara a relação benéfica que os exercícios produzem em seu rendimento cerebral.

Ou seja:

Prática de exercícios aeróbicos = melhor condicionamento tanto para o seu corpo quanto para a sua mente.

Curta EstudoEsquematizadoGostou do artigo? Compartilhe o conteúdo com seus amigos e familiares para que eles também se beneficiem das informações acima:

Comente abaixo se você tem uma rotina de exercícios e ajude os demais leitores do site a se motivarem também.

Para receber automaticamente todas as nossas futuras publicações, basta clicar aqui e preencher (e depois confirmar) o seu e-mail.

Ainda não leu nossos e-books esquematizados (e gratuitos)? Clique aqui para acessar agora!

Cuide-se por aí e tenha um ótimo aprendizado… combinado com a prática de exercícios físicos! 🙂

Fontes – Artigos citados:

(1) – https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28304298

(2) – http://bjsm.bmj.com/content/early/2017/03/30/bjsports-2016-096587

(3) – http://journals.lww.com/acsm-healthfitness/Fulltext/2013/05000/HIGH_INTENSITY_CIRCUIT_TRAINING_USING_BODY_WEIGHT_.5.aspx

(4) – https://www.scientificamerican.com/article/why-do-you-think-better-after-walk-exercise/

(5) – http://bjsm.bmj.com/content/49/4/248

Outras recomendações de leitura:

  • http://www.mdedge.com/edermatologynews/article/6886/health-policy/adding-exercise-your-routine
  • http://www.mdedge.com/clinicalpsychiatrynews/article/20773/health-policy/making-exercise-part-your-routine-rest-your-life
  • http://uk.businessinsider.com/exercise-keeps-mind-sharp-in-over-50s-2017-4?_ga=2.248170511.942171425.1494991431-1052031983.1494991431
  • http://www.nhs.uk/Livewell/fitness/Pages/whybeactive.aspx


  –  Clique no botão abaixo para fazer o download do artigo em *.PDF:



 

Extensão Estudo Esquematizado


Ainda não está seguindo o Estudo Esquematizado nas redes sociais? Clique nos ícones abaixo e faça parte da ‘família’! 🙂

 

 facebook estudoesquematizado.com.br  youtube estudoesquematizado.com.br  twitter estudoesquematizado.com.br  contato estudoesquematizado.com.br  pinterest estudoesquematizado.com.br  Instagram EstudoEsquematizado


 

17 comentários em “[Revelado] O Melhor Tipo de Exercício para o Seu Cérebro (de acordo com estudos científicos)”

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.

  1. Bom dia a todos,
    Gostei muito de conhece-los, que bom estou aprendendo muito, os comportamentos que devemos ter durante as leituras, e aprendizados, por gentileza qualquer novidade queira enviar-me estou pronto para recebe-las, grato tenham um ótimo dia.

    Responder
  2. Os exercícios físicos proporcionam um incrível e impressionante estilo de vida! Eu jogava bola nos momentos de depressão. Logo ela melhorava bastante. Teve um vez que eu estava com cefaleias, fui à bola novamente e melhorou. Estou há muito tempo sem tomar esse remédios de dores musculares. O remédio está nos alimentos e nas atividades físicas.

    Responder
  3. Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

    Responder
  4. Para melhorar nos estudos vale tudo. A partir de amanhã vou começar a correr, tem um lugar muito bom para correr aqui perto de casa. Obrigado pela informação.

    Responder
  5. Esse post serviu para me ajudar a largar o sedentarismo. Obrigado!

    Responder
  6. Gostei e agora vou lutar para põr em prática, que e o mais difícil….

    Responder
    • Ei Francisco, joia?
      Comece devagar e evolua no seu ritmo. Em pouco tempo você desenvolverá o hábito.
      Dê uma olhada em nosso artigo sobre a Técnica 3P’s também.
      Obrigado pela mensagem.

      Responder
  7. Este sem duvidas é o melhor site gostei muito parabéns

    Responder
    • Ei, Renata!
      Obrigado pela mensagem.
      Lembre-se de instalar a nossa extensão para o Chrome para facilitar o seu acesso ao conteúdo gratuito do site.

      Responder

Deixe um comentário

Conteúdo Protegido. Entre em contato com o proprietário do site.