.
Após definir um objetivo específico, o jeito mais fácil de você alcançá-lo é sabendo previamente as ações e os passos necessários para caminhar na direção certa.
Manter e aumentar a produtividade durante o processo pode ser muito complicado se você não se planejar de forma inteligente.
Sem um planejamento mínimo, a tendência é que você perca dias e mais dias de sua vida sem agir concretamente – ou, pior, dedicando sua atenção e energia às atividades que não levarão ao seu objetivo final.
Você se lembra de alguma situação em que você se perguntou como o tempo passou tão rápido e você não fez praticamente nada o dia inteiro?
E depois você foi dormir com a intenção de fazer tudo diferente no dia seguinte, mas acabou por ter mais um dia improdutivo em sua vida…
E talvez isso tudo ocorreu durante vários dias seguidos…
Já aconteceu com você?
A melhor maneira de garantir um dia produtivo – e já antecipando umas das dicas abaixo – é fazer a sua lista de tarefas no dia anterior (se possível no período da noite, antes de você ir dormir).
Por que essa definição de tarefas é importante?
Simplesmente porque você poderá prever as ações que você precisará realizar durante o dia seguinte, do início ao fim.
Você também saberá o que priorizar dentre as várias tarefas da sua lista.
Com isso, ao realizar as tarefas mais importantes primeiro, e mesmo que somente elas sejam concluídas durante o seu dia, você poderá considerar que teve um dia produtivo.
Além das ideias introdutórias acima, confira outras dicas simples, rápidas e eficientes que você pode aplicar hoje mesmo em sua vida para aumentar a sua produtividade em todos os seus dias:
.
[ Download do infográfico em alta resolução ]
Conforme mencionado no infográfico esquematizado acima, as 5 dicas rápidas e simples que podem ser facilmente aplicadas (e que farão os seus dias serem mais produtivos) são:
.
Índice do Artigo
(1) Começar o dia com meditação ou exercícios físicos leves
Iniciar o seu dia com uma curta meditação ou um exercício físico simples pode ajudá-lo a obter clareza para priorizar as ações programadas para o dia.
A meditação possibilita limpar a sua mente e ajuda a organizar melhor os seus pensamentos.
Os exercícios físicos simples ajudarão a aumentar os seus níveis de energia o suficiente para tirá-lo da inércia, sem causar nenhum desgaste físico.
Eventualmente, a prática da mediação ou dos exercícios criarão um espaço em sua mente que lhe dará clareza em relação ao seu plano de ação para todo o dia.
(2) Desligue-se de todas as distrações ‘externas’
Com as tecnologias atuais as distrações ocorrem com uma frequência muito alta.
Existem inúmeros “ladrões de tempo” que desviam a sua atenção daquilo que é importante ser realizado.
Evitar todas essas distrações ‘externas’ – exemplo: televisão, redes sociais, celular etc. – irá poupar muito tempo, ajudar a manter o foco e também direcionar suas energias para a realização das suas tarefas.
Após realizar suas ações prioritárias do dia você pode configurar um pequeno sistema de recompensa para fazer o que você quiser.
No entanto, comprometa-se a usar o seu período do dia mais produtivo para concluir suas tarefas mais importantes em primeiro lugar.
(3) Crie uma lista de tarefas do que você deseja realizar
Como já mencionamos acima, se você realmente deseja ter um dia produtivo, é imprescindível que você saiba o que você precisa fazer.
A forma mais fácil de definir isso é criando uma lista de tarefas inteligente.
Ao criar a sua lista você programará a sua mente para a realização das ações necessárias para concluir as tarefas.
Ter um propósito para o seu dia irá manter você inspirado e motivado para agir.
Importante: à medida em que as tarefas forem concluídas, risque-as de sua lista, para destacar o seu progresso e ajudar a manter a sua motivação constante.
Pode acontecer (e até com certa frequência) de você não conseguir concluir todas as tarefas da sua lista até o final do dia devido a vários fatores externos.
No entanto, a ideia ao criar uma lista é definir uma intenção do que você deseja realizar em determinado dia.
Primeiro você decide para ‘onde’ quer ir (seu objetivo), depois você analisa e coloca em ação os passos necessários (o ‘como’) que devem ser praticados para atingir o seu objetivo.
E, de novo, se você conseguir completar apenas as tarefas mais importantes que foram programadas, seu dia já poderá ser considerado produtivo.
Agindo assim você sempre conseguirá progredir em seus projetos, mesmo que em passos curtos.
(4) Defina marcos específicos
Crie alguns marcos ou ‘mini-metas’ para serem realizados em blocos de tempo específicos durante o dia.
Um bloco de tempo é uma quantidade determinada de tempo que você define para uma tarefa ou projeto específico.
Quando você é capaz de definir e alocar o seu tempo disponível de acordo com as suas necessidades você passa a ter total controle sobre a sua produtividade por meio da disciplina e do foco – e pode notar a sua produtividade aumentar consideravelmente.
Artigos recomendados: Técnica Pomodoro e Técnica dos 3 P’s.
(5) Limpe sua mente e saiba como se concentrar
A sua mente não foi feita para funcionar 8 horas ininterruptas.
Nossos cérebros funcionam melhor em intervalos curtos de tempo, de 30 a 50 minutos de trabalho/estudo focado.
Após esse intervalo de tempo (ou antes, dependendo de cada pessoa) o seu nível de concentração é diretamente afetado.
Qual a solução para isso?
Como já explicamos em detalhes no artigo que trata da Técnica Pomodoro, você deve fazer pausas estratégicas entre os blocos de tempo.
Recomenda-se também que você se levante da sua cadeira, beba água, alongue-se e movimente o seu corpo.
Divida o seu dia em blocos de tempo de dedicação exclusiva intercalados com pausas estratégicas e você verá a sua produtividade aumentar significativamente.
Como visto, as dicas acima são de rápida assimilação e fácil aplicação.
Você pode começar agora mesmo a planejar a sua lista de tarefas para amanhã – basta uma folha de papel e uma caneta.
Comente abaixo se você tem alguma outra dica rápida e simples que possa ser aplicada para aumentar a produtividade.
Se você acha que o conteúdo deste artigo pode ajudar algum amigo ou familiar, compartilhe o infográfico com eles:
- Compartilhar no Facebook
- Compartilhar no Twitter
Acesse aqui os outros infográficos esquematizados que já foram publicados no Estudo Esquematizado.
Confira também os demais artigos que tratam do tema ‘produtividade’, principalmente o artigo sobre a Técnica Pomodoro (e lembre-se de baixar o mapa mental gratuito).
Para receber em primeira mão os próximos artigos, infográficos esquematizados, e-books gratuitos, mapas mentais e demais conteúdos do site, basta que você clique aqui e cadastre o seu e-mail.
Cuide-se por aí e tenha um ótimo aprendizado…! 🙂
.
Muito bom, nao apenas esse mas todos os artigos que vcs trazem sao de excelente qualidade. Muito obrigado tem me ajudado bastante.
Rafael, tudo bem? Obrigado pelo comentário. Lembre-se de instalar a nossa extensão para ter acesso rápido e fácil e todo o conteúdo gratuito do site. Em breve teremos mais novidades.
Bacana, Obrigado. To gostando desses Inforgráficos.
Em breve teremos novos infográficos esquematizados.
Obrigado pelo comentário, Antônio.