Método SQ3R – Tudo O Que Você Precisa Saber Para Fazer Um Estudo Mais Eficaz E Uma Leitura Mais Ativa e Otimizada (Bônus: Mapa Mental)

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Introdução

Neste artigo você vai aprender uma estratégia muito interessante que funciona tanto para uma leitura mais eficiente como também para uma melhor compreensão e memorização do conteúdo estudado.

Trata-se do Método SQ3R, que foi elaborado por Francis P. Robinson em seu livro “Effective Study”, em 1946.

Inicialmente desenvolvido para estudantes universitários, o método SQ3R pode ser utilizado por praticamente qualquer estudante e em qualquer situação: ensino fundamental e médio, estudo para vestibulares, universidades, pós-graduação, concursos públicos, provas da OAB etc.

SQ3R é um acrônimo derivado das letras iniciais das palavras (em inglês) que correspondem às 5 fases do método:

(S) – Survey – Pesquisar

(Q) – Question – Questionar

(R) – Read – Ler

(R) – Recite – Recitar

(R) – Review – Revisar

É um método de leitura que deve ser utilizado para o estudo de materiais mais complexos e com muitas informações.

A leitura, por si só, é uma atividade muito passiva e, por isso, se nenhuma estratégia for aplicada durante a sua execução, será um processo muito pouco efetivo de estudo.

Não se mostra nada eficiente o fato de você decidir se sentar, começar a ler e esperar que a informação do texto se apresente de forma clara para você.

Infelizmente isso não acontece, pois o seu cérebro não está focado em um objetivo específico durante a leitura.

E mais, dependendo da complexidade do texto, pode ser necessário que você releia várias vezes até ‘começar a entender’.

Assim, tudo o que você puder aplicar em relação a ‘estratégias efetivas de leitura’, ou seja, que a transformem em um processo mais ativo (onde você interaja com o material), é extremamente recomendado que você o faça.

Um aprendizado ativo requer mais esforço do estudante, é verdade.

Mas também é verdade que você será recompensado com um estudo muito mais eficiente ao final. E não precisará reler várias vezes o mesmo material.

O SQ3R não deve ser utilizado para estudos superficiais onde só se busca encontrar determinadas informações sem uma preocupação maior em assimilar com profundidade e memorizar o conteúdo estudado.

Para leituras mais superficiais você pode usar só o skimming ou scanning (trataremos deles mais abaixo).


As fases do método SQ3R podem ser analisadas em dois momentos:


(A)
Pré-leitura: engloba as fases de pesquisa (survey) e questionamento (question).

Como o próprio nome sugere, é a fase realizada antes de você efetivamente ler todo o material.

Geralmente negligenciada pela maioria dos estudantes, trata-se de uma etapa muito importante do processo de aprendizagem, pois mesmo antes de você iniciar a leitura completa do material, você já toma conhecimento da estrutura do conteúdo e já elabora perguntas que servirão para preparar o seu cérebro para obter as informações que serão lidas durante as próximas fases.

A fase de pré-leitura também pode ser utilizada para melhorar a compreensão de aulas, sejam presenciais ou até mesmo aulas gravadas em vídeos.

Funcionaria assim: você faz a pesquisa e os questionamentos utilizando o material escrito (livros, textos, apostilas etc) e quando for assistir às aulas, com o cérebro já previamente preparado para aquele conteúdo, o seu aproveitamento será muito maior.

(B) Leitura: engloba as demais fases do método – leitura (read), recitar (recite) e revisar (review).

Abaixo analisaremos todas as fases do método:


(S) SURVEY – PESQUISAR

pesquisa sq3r


É uma fase de análise prévia do material que será estudado.

O objetivo é ter uma rápida visão do todo (ou pelo menos da parte que será estudada) antes de ler o texto.

Antes de iniciar a leitura de qualquer material, seja um livro, uma revista, ou um texto qualquer é extremamente recomendado que você dedique um pequeno tempo para analisar previamente o material a ser lido.

Entender a estrutura do material, ver como ele é subdividido, ter uma visão global do conteúdo, tudo isso é muito importante como uma fase preparatória para a análise mais profunda do texto.

Como fazer essa análise prévia?

Sempre que decidir estudar um conteúdo em detalhes, faça previamente uma rápida leitura dando atenção aos seguintes itens:

  • Os títulos e os subtítulos
  • Legendas das fotos, diagramas, gráficos ou mapas etc.
  • Resumo do capítulo ou texto (se houver)
  • Termos grifados e destacados no texto (palavras-chave)
  • Termos em negrito e itálico
  • Tabelas
  • Itens numerados e com marcadores
  • Parágrafo de abertura e de conclusão de cada capítulo
  • Exercícios ao final do texto (se houver)

Anote também o número de páginas do material que será analisado. Isso ajudará a organizar melhor o seu tempo.

Tendo essa ideia geral do conteúdo você já estará preparando (‘aquecendo’) o seu cérebro para as fases seguintes do método SQ3R.

Trata-se de uma fase de execução rápida, que não deve tomar muito tempo  (basta uma ‘passada de olhos’).

Poucos minutos são suficientes para você fazer essa ‘pesquisa’.

Observação: há quem recomende que você dedique um tempo maior a essa fase, escrevendo em uma folha separada a estrutura do conteúdo.

Dessa forma, utilizando uma hierarquia entre os tópicos (capítulos, subcapítulos, itens etc) você criaria um esquema visual do material.

Seria outra forma de analisar o mesmo conteúdo sob outro aspecto – além de ler rapidamente os itens, você os escreveria de forma organizada em uma folha separada.

‘Ler’ e ‘anotar’ hierarquicamente – formas variadas de acesso ao mesmo conteúdo, tudo isso antes mesmo de ler com profundidade o material.

Fica a seu critério utilizar essa anotação separada ou não.

Lembre-se sempre de considerar esse tempo extra que você levará para escrever o conteúdo quando for planejar o seu tempo de estudo.


(Q) QUESTION – QUESTIONAR

questionar sq3r


Após ter a noção geral do tema a ser analisado, nesta fase você deve estimular ainda mais a sua mente por meio de questionamentos.

O objetivo aqui é criar metas claras para a leitura que será realizada nas fases seguintes, fazendo da leitura um processo mais ativo.

Formule perguntas baseadas nos itens que você pesquisou na fase anterior:

  • Que perguntas posso criar a partir do título, subtítulo, palavras em negrito etc?
  • Leia as questões ao final dos capítulos (se houver)
  • “O que…?”
  • “Como…?”
  • “Quem…?”
  • “Quando…?”
  • “Onde…?”
  • “Descreva…”
  • “Compare…”
  • “Relacione…”
  • “Explique…”
  • “Conceitue…”
  • “Qual a principal ideia sobre este assunto?”
  • “O que eu já sei sobre este assunto?”
  • “O que eu posso esperar aprender de novo aqui?”
  • “O que eu quero aprender?”
  • “Qual o propósito deste texto?”
  • “Eu concordo com isso?”

O estímulo gerado pelas perguntas condicionará o seu cérebro a entender tais questões como importantes quando elas forem respondidas durante a leitura (fase seguinte) – suas perguntas terão maior impacto na memorização do conteúdo a elas relacionado.

Também aqui na fase de questionar você não deve gastar muito tempo – bastam alguns minutos.

Observação: você não precisa necessariamente ‘escrever’ as perguntas em uma folha separada. As perguntas são feitas, neste momento, apenas mentalmente.

Você deve estimular a sua mente com o conteúdo que será analisado de forma mais aprofundada nas fases seguintes.

Tudo isso estimula sua criatividade, curiosidade e concentração.

Caso você prefira escrever as perguntas em uma folha separada, sem problemas! – fica a seu critério também.

Observe, entretanto, que isso demandará ainda mais tempo para praticar esta técnica.

Neste caso (anotação das perguntas em uma folha separada), há quem diga que o método recebe mais uma letra em seu acrônimo – o W, de ‘Write’ (escrever), resultando em “SQW3R”.


(R) READ – LER

leitura sq3r


Agora é o momento de ler o texto por completo.

Dependendo do seu objetivo ao ler um texto você pode utilizar técnicas diversas de leitura:

  • Skimming – leitura superficial e rápida, onde se busca conhecer o sentido geral e a essência de um texto (ideia geral).

Uma de suas funções é destacar aspectos do texto.

O jeito mais fácil de aplicar o skimming é usando um guia visual para direcionar a sua leitura de forma mais rápida (confira nosso e-book gratuito: Leia 2X Mais Rápido, Treinando Apenas 10 Minutos por Dia, onde tratamos com mais propriedade o uso do guia visual).

  • Scanning – outra forma de leitura superficial e rápida e que tem por objetivo encontrar uma determinada informação no texto sem precisar ler tudo.

Geralmente o scanning é feito depois do skimming, pois você já tem uma visão geral do texto e somente foca em encontrar uma informação específica, de acordo com o seu objetivo naquela leitura.

O leitor move os olhos de cima para baixo na página, à procura de informações precisas e específicas.

Leitura atenta e cuidadosa – geralmente feita após o skimming ou scanning, é uma leitura mais cuidadosa e aprofundada, com atenção aos detalhes, com o objetivo de realmente entender com profundidade todo o texto.

É o tipo de leitura recomendado para um estudo e memorização mais efetivos.

Para uma melhor memorização do conteúdo estudado, ao usar o método SQ3R, o ideal é que você faça, no mínimo, o skimming seguido de uma leitura atenta e cuidadosa.

Mínimo: Skimming + Leitura Atenta (ativa)

Ao fazer a leitura detalhada, procure fazer uma leitura ativa, utilizando as seguintes dicas:

• Procure por respostas para as questões que você levantou anteriormente;

• Responda os exercícios que o material apresenta (se houver);

• Marque as palavras-chave do texto;

• Releia as informações relacionadas às figuras, gráficos, etc.;

• Preste atenção em todas as palavras destacadas (sublinhadas, em itálico e em negrito);

• Estude os gráficos e tabelas de apoio;

• Reduza a velocidade da leitura em passagens difíceis;

• Pare e releia os trechos que não estiverem muito claros para você;

• Se entender necessário, elabore novas perguntas;

• Leia apenas uma seção de cada vez e recite (fase seguinte) após a leitura.

Se após essa leitura mais detalhada ainda restarem dúvidas ou perguntas não respondidas, faça um scanning no texto em busca do conteúdo e leia novamente o trecho respectivo para esclarecer tudo.

Não encontrando as respostas ou se surgirem outras dúvidas, recomenda-se que você procure em outras fontes de conteúdo ou peça auxílio ao seu professor, parceiros de estudo etc.

O tempo exigido para realizar a fase deve ser o tempo necessário para fazer a leitura completa do conteúdo.


(R) RECITE – RECITAR

recitar sq3r


Consiste em dizer em voz alta e clara, ou apenas ‘mentalmente’, o conteúdo que você acabou de ler.

Refaça as perguntas e elabore as respostas com suas próprias palavras, sem a ajuda do texto (isso desenvolverá o seu raciocínio sobre o tema).

Se você achar que está se esquecendo de alguma informação, releia o texto utilizando o skimming ou o scanning.

Caso você continue com alguma dúvida após reler o texto o ideal é procurar outra fonte de conteúdo ou recorrer ao seu professor.

Você também deve reproduzir (relatar, registrar) o conteúdo estudado de alguma forma mais personalizada, seja por meio de um breve resumo com suas próprias palavras, um mapa mental, fichas resumidas, quadros comparativos, fluxogramas etc.

Utilize as opções abaixo durante essa fase do método:

• Comente para você mesmo as perguntas e respostas relacionadas ao texto;

• No caso de estudo em grupo, fazer rodadas de perguntas entre todos os participantes;

• Resumir com suas próprias palavras o que acabou de ler;

• Criar um mapa mental do texto (utilizando as palavras-chave que o texto tem em destaque e também aquelas que você mesmo destacou);

• Fazer anotações no texto (lembre-se de sempre utilizar as suas próprias palavras);

• Sublinhar/destacar pontos importantes (palavras-chave);

• Relacionar/associar o conteúdo com o conhecimento que você já possui;

• Use o método que melhor se adapte ao seu ‘estilo’ particular de estudo. Lembre-se: quanto mais sentidos você empregar durante o seu estudo mais você se lembrará do que tiver estudado – por exemplo: aprendizado com ‘tripla força’ (ver, dizer e ouvir), aprendizado com ‘quádrupla força’ (ver, dizer, ouvir, escrever). [Observação: não há evidências científicas que embasem a chamada teoria dos ‘estilos de aprendizagem’ – e nem é o que estamos defendendo neste ponto]

Procure não ficar divagando indefinidamente. Tente ser mais objetivo: analise cada informação que foi estudada nas fases anteriores, recite-as e registre o conteúdo.

Tenha, ao final, no mínimo, um mapa mental (é o ideal) ou outro tipo de registro personalizado (resumo pessoal, fluxogramas, lista de perguntas e respostas, fichas etc) relativo ao conteúdo estudado.

Observação: a atividade de escrever um breve resumo ou fazer um mapa mental é tratada por algumas pessoas como uma fase extra do método, adicionando mais um ‘R’, de ‘Record’ (registrar) ao acrônimo, resultando em SQ4R.

Algumas pessoas também utilizam o Record (Registrar) logo após a Leitura (Read), e não depois do Recite (Recitar).

De qualquer maneira, os objetivos aqui são:

(a) raciocinar sobre o conteúdo ao recitar o que foi estudado;

(b) criar um esquema visual (seja um mapa mental, um fluxograma, um resumo escrito, uma sequência de perguntas e respostas em fichas etc) que sirva como um guia de estudo do material e que será extremamente útil na fase seguinte (revisão).


(R) REVIEW – REVISAR

revisar sq3r


Nesta etapa final do método você deve revisar o material que você criou nas fases anteriores (resumo, mapa mental, fluxograma, fichas etc).

O tempo despendido nesta fase não deve ser utilizado para estudar novamente todo o conteúdo.

Agora é o momento de revisar o que você já absorveu nas fases anteriores.

Revisar um mapa mental é muito rápido – por isso entendemos que é a melhor escolha para ser utilizada na fase anterior.

Para você aprender a criar mapas mentais de forma rápida e esquematizada basta clicar aqui.

Para melhorar ainda mais a fixação do conteúdo, tente reproduzir (sem olhar) o mapa mental que você criou anteriormente e verifique tudo aquilo que você possa ter esquecido ou não tenha entendido de forma correta.

Se for realmente necessário, releia partes do texto original – o ideal é fazer a revisão usando o mapa mental ou o resumo que você mesmo criou.

Esta etapa de revisão é muito importante para evitar os prejuízos decorrentes da curva do esquecimento.

As revisões devem ser tratadas como um “processo contínuo”, ou seja, devem ser realizadas em períodos espaçados, e não feitas somente uma vez ao final do método SQ3R.

Muitas pessoas cometem este erro.

É necessário manter um cronograma de revisões espaçadas para fixar o conteúdo de forma mais efetiva em sua memória de longo prazo.

Para aprender mais sobre a chamada curva do esquecimento, clique aqui.


Observações finais e como melhorar a aplicabilidade do método

observação final sq3r


Como você aprendeu neste artigo, o SQ3R é um método bem esquematizado que faz com que o estudante se aprofunde no tema estudado de forma muito efetiva.

As 5 fases funcionam como uma espécie de loop, ou seja, você analisa a mesma informação usando abordagens diferentes – lendo, falando, escrevendo, imaginando, destacando etc –, sempre indo e voltando de uma fase para a outra quando achar necessário.

Inicialmente pode parecer demorado e contraproducente aplicar o método.

imind bannerEntretanto, como ocorre com a maioria dos métodos de estudo, quanto mais você usar e se adaptar a ele, menos você vai pensar sobre todo o processo de 5 passos e mais rápida e natural será a aplicação de forma inconsciente.

Para transformar o SQ3R em um hábito, procure aplicá-lo sempre que você precisar estudar um conteúdo em detalhes – é um excelente método para ler ‘ativamente’ materiais mais complexos.

O método pode não prometer fazer com que o estudante passe a gostar de um determinado conteúdo, mas com certeza facilitará a leitura e o aprendizado do material.

Em que pese o tempo despendido em cada uma das fases não influenciar tanto na prática, você deve levar em consideração que o uso do método para estudar todo e qualquer conteúdo (incluindo aqueles mais simples) pode acarretar um tempo consideravelmente maior de estudo.

Basta imaginar a aplicação do método para o estudo completo de um livro de doutrina de Direito. Considerando o número médio de páginas de um livro do tipo (entre 1000 e 1500), pode ser muito demorado o estudo de todo o conteúdo.

O mesmo princípio deve ser utilizado para estudar o conteúdo do edital de um concurso público: após uma análise do edital, tendo conhecimento daqueles conteúdos que mais são exigidos no concurso específico (triagem de conteúdo), é melhor você aplicar o método SQ3R apenas no estudo dos temas mais complexos.


pergunta estudoesquematizadoComo melhorar a aplicabilidade do método?

Como sempre defendemos aqui no Estudo Esquematizado, você sempre deve aplicar determinado método, técnica ou dica da forma que melhor funcione para você.

Considerando a observação acima, confira algumas adaptações que podem ser feitas para acelerar a aplicação do método SQ3R:

(A) Aplicação limitada aos conteúdos mais complexos e difíceis de serem assimilados e memorizados – sempre.

Para temas menos complexos você pode utilizar outras técnicas (em sequência ou não).

Por exemplo: skimming + leitura rápida utilizando guia visual + leitura ativa + compilação em algum esquema visual (mapa mental, ficha, fluxograma etc).

(B) Na fase de ‘Pesquisa’, faça a leitura de forma rápida. Para isso você pode usar técnicas de leitura acelerada.

Evite também escrever em uma folha separada a estrutura de tópicos e itens destacados na pesquisa.

(C) Durante a fase de ‘Questionar’: evite escrever todas as perguntas em uma folha separada

Isso exigiria tempo para escrever e mais tempo ainda para responder as perguntas na fase seguinte.

Formule as perguntas apenas mentalmente.

(D) Quando efetivamente precisar ler (fase da ‘Leitura’), leia ativamente utilizando técnicas de leitura acelerada.

Você pode, por exemplo, usar a seguinte combinação: skimming + leitura completa com guia visual + marcações de palavras-chave + elaborar novas questões.

(E) Na fase de ‘Recitar’, ao reproduzir o conteúdo já estudado, dê preferência ao uso dos mapas mentais como forma de resumo que será revisado na fase seguinte.

(F) ‘Revisar’ o conteúdo é sempre necessário e é muito mais rápido, prático e efetivo se você utilizar mapas mentais no lugar de resumos escritos.

Neste ponto devemos frisar que não é possível ignorar a necessidade das revisões.

Deixar de revisar o conteúdo estudado não otimizará em nada a aplicação do método SQ3R, pelo contrário, fará você sofrer os efeitos da chamada curva do esquecimento de forma mais rápida.


Mapa Mental do Método SQ3R

Para finalizar, sempre buscando facilitar ainda mais a aplicação das técnicas e estratégias que divulgamos aqui no site, nós criamos um mapa mental para você baixar e usar como um guia.

 

Mapa Mental Método SQ3R - EstudoEsquematizado.com.br

Clique aqui (ou clique na imagem acima) e informe o seu e-mail para receber a senha que libera o acesso à área restrita do site que contém todos os mapas mentais esquematizados.


Agora que você já conhece o método SQ3R é hora de testar e ver se funciona para você.

Tente utilizá-lo em um texto ou tema que você precisa estudar com profundidade.

O método SQ3R é apenas um dos métodos de leitura e fixação de conteúdo que você pode utilizar para estudar de forma eficiente.

Tal habilidade é essencial para um estudante que deseja realmente compreender o material estudado.

Quem não compreende não aprende. Simples assim.

A leitura consiste em uma das principais formas de aquisição de informações durante o estudo (você também pode obter o conteúdo por meio de vídeos, áudios, aulas presenciais etc.).

Por isso, saber ler de forma eficiente é um passo muito importante para facilitar o seu estudo e aprendizado.

Sem ler com compreensão você não conseguirá fixar o conteúdo em sua memória e muito menos recuperá-lo quando precisar exteriorizar seus conhecimentos.

Em artigos futuros aqui no Estudo Esquematizado nós trataremos dessas formas de fixação, manutenção e recuperação de conteúdos adquiridos durante a fase de ingresso da informação.

No momento nós gostaríamos de saber a sua opinião a respeito do método SQ3R.

Você já conhecia ou aplicava em seus estudos?

Quais resultados (positivos ou negativos) você obteve?

Também gostaríamos de pedir a sua ajuda para que o Estudo Esquematizado alcance mais pessoas: compartilhe este conhecimento com seus amigos e familiares (eles ficarão gratos e nós também! 🙂 ).

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Nós apreciamos o seu interesse, a sua confiança e o seu tempo dedicado à leitura deste artigo. Obrigado.

Cuide-se por aí e tenha um ótimo aprendizado…! 🙂


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23 comentários em “Método SQ3R – Tudo O Que Você Precisa Saber Para Fazer Um Estudo Mais Eficaz E Uma Leitura Mais Ativa e Otimizada (Bônus: Mapa Mental)”

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  1. Muito Bom o método. na prática uso este tipo de método, entretanto, na fase de revisão, não utilizo mapas mentais, desconheço. eu faço um resumo todo do material com intervalos de 10 dias.

    Responder
    • Haroldo, joia?
      O uso dos mapas mentais agiliza o processo de revisão, mas se você está obtendo bons resultados com o seu resumo, ótimo!
      Caso queira aprender como criar e utilizar os mapas mentais basta baixar o nosso e-book gratuito.
      Obrigado pelo comentário.

      Responder
  2. Adorei o artigo e o mapa mental dele! Eu enviei uma menasgem para você pelo link de contato, por favor me responda! Obrigada mais uma vez!

    Responder
  3. Muito bom este artigo, obrigado por compartilhar essas técnicas de estudo com a gente. Grande abraço.

    Responder
  4. Simplesmente adorei!
    Muitíssimo obrigada.
    Se eu pudesse eu imprimiria, mas não vi nem um ícone para imprimir.

    Responder
    • Jacqueline, joia?
      Você pode baixar o mapa mental ao final do artigo e também pode baixar o conteúdo em PDF.
      Acesse aqui: https://estudoesquematizado.com.br/e-books
      Tanto o mapa mental quanto o PDF (e até mesmo o próprio artigo do site) podem ser impressos sem restrições.
      Caso você não veja o ícone para imprimir, use o comando CTRL+P em seu teclado.
      Muito obrigado pelo comentário.

      Responder
  5. Amigo, por favor encaminhe o ebook que ensina a criar os mapas esquematizados 😉

    Responder
    • Alexandre, joia?
      O material sobre mapas mentais está para sair ‘em breve’.
      Lembre-se de se cadastrar para ser informado das novas publicações.
      Cuide-se por aí.

      Responder
  6. Excelente material. Estou usando o mapa mental com meus alunos e a interação e a atenção deles com os textos melhorou de forma considerável. Há algum problema em fornecer cópias para eles? Grata

    Responder
    • Ei Alice, joia?
      Que ótimo que seus alunos estão gostando de aplicar a técnica.
      Não há nenhum problema em você dar cópias do mapa mental para eles, desde que você não faça nenhuma modificação no conteúdo.
      Obrigado por comentar… cuide-se por aí!

      Responder
  7. Muito obrigada por publicar um conteúdo tão bom e esclarecedor sobre o SQ3R. O mapa mental é perfeito para quem leu e aprendeu como funciona a técnica. Parabéns!

    Responder
  8. Como faço pra baixar o mapa mental com tamanho maior?
    Obrigado.

    Responder
    • Matheus, joia?
      Basta você clicar sobre a imagem do mapa mental e informar o seu e-mail.
      Você receberá a senha para a área restrita do site e poderá baixar os mapas mentais sem nenhum problema.
      Caso tenha alguma dúvida entre em contato.

      Responder
  9. Sem dúvida o melhor conteúdo sobre o tema que achei na internet.
    O mapa mental resume muito bem todas as dicas. Eu já imprimi para mim.
    Você vai criar os mapas de todos aritgos?
    Obrigada.

    Responder
    • Ei Tatiane, joia?
      Obrigado por comentar! Que bacana que você gostou do conteúdo! 🙂
      Ainda não sei se 100% dos artigos terão os respectivos mapas, mas a ideia é legal.
      Você poderia enviar o seu depoimento sobre o conteúdo do e-book/artigo?
      Obrigado novamente 🙂

      Responder
    • Oi, Leandro, como vai?
      Qdo vai ser liberado o ebook de mapas mentais?
      Obrigada

      Responder
      • Regina, joia?
        Em breve, pois ainda estou finalizando o conteúdo.
        Continue acessando os demais conteúdos do site.
        Já se cadastrou para ser informada das atualizações?
        Obrigado por participar do site.
        Cuide-se por aí… 🙂

        Responder

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