.
Índice do Artigo
Introdução
Você já parou para pensar qual é a principal habilidade que as pessoas de destaque em suas respectivas áreas de atuação possuem que as diferenciam das demais?
Quando falamos em ‘áreas de atuação’ estamos nos referindo a qualquer área, seja nos estudos, no exercício profissional, na prática esportiva etc.
A resposta é simples:
A característica comum a todas essas pessoas de destaque é a habilidade de agir com concentração e foco.
Observação rápida em relação aos termos ‘foco’, ‘atenção’ e ‘concentração’: no contexto deste artigo os termos citados serão utilizados sem o rigor da distinção que pode ser feita entre eles. Em breve publicaremos outro artigo tratando da diferença entre os referidos conceitos e como você pode tirar proveito disso para esquematizar suas ações.
É por isso que elas sempre parecem estar totalmente envolvidas e concentradas no momento presente, enquanto executam suas atividades.
A capacidade de se concentrar e ter foco é uma habilidade muito importante em qualquer área da sua vida – principalmente nos estudos e na preparação para provas e concursos.
A grande questão é: existe alguma forma de desenvolver essa habilidade?
Felizmente, a resposta é positiva.
Mas como aumentar o foco/concentração?
Em primeiro lugar, é importante que você saiba que qualquer pessoa saudável tem a capacidade de se concentrar.
Tente se lembrar de algum momento em que você estava completamente imerso em alguma atividade que você gostava de praticar – por exemplo, durante a leitura de um determinado livro, ou assistindo um filme, praticando algum esporte etc.
Com certeza você se lembra de algum momento desses, onde o tempo parece ter passado bem rápido e você nem notou, devido ao intenso foco na atividade que estava sendo praticada.
E como você pode acessar esse estado de foco sempre que desejar?
A forma mais fácil para isso é você usar as estratégias certas para desbloquear a sua habilidade natural de se concentrar.
Depois, bastará aplicar aos seus estudos ou qualquer outra atividade que demande concentração e foco.
Todos temos uma ideia do que significa a concentração: basicamente consiste em conferir atenção focada exclusivamente em algo.
Mas uma coisa é saber o que significa e outra coisa é saber como acessar tal estado de foco.
Fique tranquilo, pois é isso que você vai aprender logo a partir de agora.
6 Estratégias Simples Para Aumentar O Foco e a Concentração Durante Os Estudos
[ 1 ] Conheça a si mesmo
Pare por um momento e procure responder à seguinte pergunta:
Em que momentos você consegue se concentrar com mais facilidade e quando você não consegue de forma alguma manter o foco em determinada atividade?
A importância da pergunta reside na necessidade de você se conhecer para poder saber como sua mente reage e como você se sente em determinadas situações.
Quanto mais conhecimento você tiver sobre você mesmo, mais fácil será tomar decisões no sentido de modificar suas atitudes e hábitos.
Uma forma simples de analisar isso é coletando dados reais para que você possa entender como você realmente é e como age/reage em situações variadas.
Se você é como a maioria das pessoas, você também não fica registrando os momentos de foco ou de dispersão dos pensamentos enquanto estuda ou pratica alguma outra atividade que requeira sua concentração.
E é exatamente em relação a isso que essa primeira estratégia pode te ajudar.
Se você sofre com a falta de foco e concentração, você precisa entender e saber como e quando isso ocorre. Dessa forma você saberá como reagir em situações específicas que requeiram total atenção e foco (que é o caso dos seus estudos).
Confira um exercício simples de autoconhecimento que você deve fazer para ter consciência sobre suas ações e reações:
Pegue uma folha A4 e faça uma linha ao meio, dividindo-a em 2 colunas. No topo da coluna esquerda escreva ‘Por que eu me concentro’ e no topo do lado direito escreva ‘Por que eu não me concentro’. Preencha as colunas listando todas as razões que você conseguir se lembrar.
Você pode fazer esse exercício agora e já entender alguns motivos que impedem você de estudar com foco.
Também mantenha essa folha de registros sempre por perto para que você possa ‘atualizá-la’ sempre que se pegar divagando em seus estudos – pare, analise o motivo e escreva-o na folha. Faça o mesmo quando você observar que estudou com foco total (basta responder: por que você se concentrou? Escreva na folha).
[ 2 ] Selecione o momento ideal do dia para você estudar
Preste atenção aos seus dias de estudo e analise em quais momentos você é mais produtivo e possui mais foco.
Algumas pessoas dizem ter mais foco e concentração durante o período da manhã.
De fato, se você teve uma boa noite de sono, o período da manhã pode ser mais produtivo para seus estudos, pois você estará descansado e com mais energia mental, o que pode facilitar o seu estudo com mais foco e concentração.
Independente disso, há várias pessoas que preferem ou o período da tarde ou o da noite.
É claro que vários fatores podem influenciar essa preferência, mas você precisa ter consciência de quando você consegue se focar mais durante seus estudos. O passo seguinte será ajustar o seu cronograma de estudo de acordo com os seus momentos mais focados e produtivos.
[ 3 ] Priorize
Se você possui vários temas para serem estudados, a melhor coisa que você pode fazer é priorizar os assuntos que exijam mais foco e atenção para que você comece os estudos por eles.
É uma questão lógica: se algo demanda mais atenção, o melhor é você dedicar os momentos de maior foco e produtividade aos assuntos mais complexos.
Os assuntos menos complexos devem ser estudados posteriormente.
Para priorizar você deve ter uma lista do que precisa ser estudado.
Você sempre pode utilizar blocos de tempo para organizar o seu dia de estudo de acordo com suas prioridades.
Para aprender como utilizar os blocos de tempo para concluir suas listas de tarefas recomendamos que você acesse o artigo completo sobre a Técnica Pomodoro.
[ 4 ] Divida as grandes tarefas em tarefas menores
Dependendo do conteúdo que você precisa estudar, se for um assunto longo e complexo, você pode acabar nem tendo a chance de estudar com ou sem foco.
Isso acontece porque você acabará procrastinando e não fará o que deve ser feito.
Tarefas grandes e complexas podem ser muito desestimulantes para nosso cérebro, pois estamos condicionados a querer recompensas rápidas.
Uma forma simples de eliminar a procrastinação em relação a isso é você diminuir a complexidade da tarefa.
Como fazer isso?
Basta que você crie ‘pequenos passos’, que sejam mais fáceis e mais rápidos de serem praticados, e que levarão, ao final, à conclusão da tarefa inicial.
Você terá ‘recompensas menores’ durante o processo, mas isso manterá a sua motivação mais constante e ajudará a manter o foco na conclusão do assunto estudado.
Já tratamos com mais profundidade sobre o tema dos ‘pequenos passos’ em nosso artigo sobre a Técnica dos 3P’s – recomendamos fortemente que você leia.
[ 5 ] Faça um estudo ativo (em qualquer situação)
Não espere que um livro ou uma aula expositiva sejam suficientes para você absorver o conhecimento necessário para seus objetivos.
A aquisição do conhecimento dependerá da forma como você encara o seu estudo.
Ler um livro passivamente, esperando que o conteúdo seja fixado em sua memória é perda de tempo e de energia.
Assistir a uma aula e apenas ouvir, esperando que o conhecimento seja absorvido sem esforço também não é muito produtivo (mesmo que você seja um estudante com características mais ‘auditivas’).
A forma mais fácil para você estudar ativamente é buscar interagir com o conteúdo.
E como você pode fazer isso?
Algumas dicas úteis para você aplicar hoje mesmo:
- Durante a leitura de um texto, aplique o Método SQ3R
- Sempre que resumir algo, escreva com suas próprias palavras
- Vincule os novos conhecimentos aos conhecimentos que você já tem sobre o assunto
- Crie mapas mentais dos assuntos que você estuda
- Interaja com o material de estudo: anote, crie perguntas, questione etc.
- Tente aplicar o conteúdo que você está estudando
- Use as informações para resolver questões específicas
[ 6 ] Analise e ajuste
Um estudo esquematizado ajudará em seu foco e concentração.
Sabendo de antemão o que você precisa estudar e dedicar o seu tempo, será mais fácil analisar o seu rendimento e também fazer as modificações necessárias para aumentar a sua produtividade.
Você pode, então, monitorar o seu rendimento (seja diário, semanal ou mensal) e fazer alterações quando achar conveniente.
Você precisa constantemente responder às seguintes perguntas:
- Qual é o meu objetivo principal?
- Quais são meus objetivos para hoje? E para a semana? E para o mês?
- Onde estou neste momento em relação aos meus objetivos?
- Esta técnica (dica, estratégia ou método) está funcionando para mim?
- Vale a pena melhorar? Como posso melhorar?
Aqui no Estudo Esquematizado você encontra vários artigos que podem alavancar o seu rendimento nos estudos – mas, como sempre enfatizamos, você precisa ‘aplicar’ o que aprender.
Acesse o nosso arquivo esquematizado e confira os vários temas que já foram tratados de forma detalhada aqui no site.
Caso você ainda não seja uma das milhares de pessoas que já baixaram nossos e-books esquematizados, clique aqui para fazer o download gratuito.
Exercícios para desenvolver o foco e a concentração
Como você sabe, foco e concentração estão intimamente relacionados.
O ‘problema’ é que nossa mente prefere a liberdade de pensamento, o que gera essa nossa dificuldade de manter o foco em algo.
Ao praticar diariamente alguns exercícios simples, mas efetivos, você será capaz de treinar e disciplinar a sua mente e, com isso, melhorar a sua capacidade de foco e concentração.
Treine a sua mente com os exercícios abaixo e coloque-a em seu lugar apropriado, como sua aliada (e não como um mestre que dita os seus comandos):
1. Pratique cálculos mentais simples
Pratique por 15 minutos durante 1 mês e você notará uma capacidade de concentração bem maior.
Para praticar, utilize a seguinte sequência de cálculos:
Comece como 1 + 1 = 2, continuando por cada número até 1 + 9 = 10.
Depois continue com 2 + 1 = 3, e assim por diante até 9 + 9 = 18.
Mantenha sua atenção e foco na tarefa mental e tente observar como você reage a esse comando sobre o processo de concentração.
2. Pratique a observação focada
Selecione algum objeto físico em sua mesa de estudo – pode ser a tampa da sua caneta (foi o que usei quando apliquei a técnica), uma lapiseira, seu caderno, porta-lápis, luminária etc. – e verifique-o de perto.
Procure analisar todas as suas características, como cor, textura, tamanho, forma, detalhes etc.
Mantenha sua mente focada apenas no objeto escolhido.
Faça essa observação durante 1 minuto. Depois feche os olhos e veja se consegue ‘enxergar’ o objeto em sua mente, com os mesmos detalhes e características.
Se não conseguir, repita o processo por mais 1 minuto e tente novamente. Você observará que, a cada vez que realiza o exercício, o objeto fica cada vez mais nítido em sua mente.
Se você fizer isso com foco e concentração, você notará que, mesmo horas após o exercício, se você decidir parar por um momento e pensar no objeto, verá que será muito fácil recuperar a imagem dele em sua mente.
Na verdade, você consegue recuperar a imagem mental do objeto até mesmo dias depois de praticar o exercício.
Faça o teste!
Essa estratégia é ótima para você aprender a como memorizar as ideias de ordenação básicas (IOB’s) dos mapas mentais.
Em nosso Curso Estudo Esquematizado nós tratamos com maior detalhamento o tema da memória visual e como você pode utilizar essa estratégia para levar um conteúdo da memória de curto prazo para a de longo prazo.
3. Foco em uma palavra específica
Sente-se em um local calmo onde você possa praticar o exercício sem que ninguém o interrompa.
Para este exercício, o seu pensamento e foco devem ser direcionados para uma palavra específica.
Escolha uma palavra que estimule a sua mente – exemplos: ‘sucesso’, ‘coragem’, ‘liberdade’ etc.
O exercício consiste em você repetir a palavra em sua mente por 5 minutos, sem deixar que outros pensamentos invadam sua mente.
Quando você perceber que a sua concentração está aumentando, você pode estender a duração do exercício para até 10 minutos.
Resumindo o que você aprendeu neste artigo:
6 Estratégias para você estudar com foco e concentração:
- Conhecer a si mesmo
- Selecionar o momento ideal do dia para você estudar
- Priorizar
- Dividir as grandes tarefas em tarefas menores
- Fazer um estudo ativo (em qualquer situação)
- Analisar e ajustar
3 Exercícios para desenvolver a sua habilidade de foco e concentração:
- Prática de cálculos mentais simples
- Prática da observação focada
- Foco em uma palavra específica
E agora?
Após ter consciência e conhecimento de como você pode aumentar a sua concentração e foco, você poderá estudar (e praticar outras atividades) com mais produtividade e energia, pois saberá como lidar com os desafios que eventualmente apareçam pelo caminho.
Você pode continuar praticando exercícios e refazendo as análises do seu rendimento sempre que quiser, e com isso a sua atenção e foco serão cada vez mais desenvolvidos e você será capaz de se conectar a qualquer atividade com muito mais facilidade.
Espero que o conteúdo do artigo tenha ajudado você a ter mais foco e concentração.
Comente abaixo o que você achou e, caso você entenda que o conteúdo possa ser útil para seus amigos e familiares, compartilhe com eles e ajude-nos a espalhar nossas ideias: 🙂
Para receber em primeira mão os próximos artigos, e-books gratuitos, mapas mentais e demais conteúdos gratuitos do site, basta que você cadastre o seu e-mail.
Cuide-se por aí e tenha um ótimo aprendizado…! 🙂
Bom de mais o seu artigo,melhor que eu li até agora!Parabéns! 😀
Obrigado pelo comentário, Silas!
Nossa! Muito bom o artigo e, muito completo. Vai ser de de valia para mim. Mas, tenho uma pergunta. Minha filha de 8 anos tem muita dificuldade de concentração nos estudos e, em algumas coisas também. Quando ela tem lição de casa, é complicado algumas vezes ela executar algumas lições. E mesmo eu ajudando ela, parece ficar pior. Ainda não descobri como posso ajuda-la nessa questão. Tem alguma noticia boa que pode me dar? hehehe Vai ajudar muito.
Gratidão. E parabéns pelo rico conteúdo.
Ei Rose, tudo bem?
Por favor, confira o seu e-mail. Enviei várias informações que acredito serão muito úteis para você. 🙂
Obrigado pelo comentário e volte sempre.